A taxa de juros


Muito se tem falado da subida da taxa de juros, mas as explicações do porquê são muito escassas.

Na minha opinião, a subida da taxa de juros já vem tarde, muito tarde! A Sra. Lagarde e companhia têm andado muito distraídos. Tentarei explicar aqui porque deveriam já ter aumentado a taxa de juros o ano passado. Com toda a certeza teriam controlado a inflação a tempo.

A política monetária tem como função garantir a estabilidade de preços, contribuindo assim para o crescimento económico e a criação de emprego. Para que tal aconteça, são usados instrumentos adequados: operações de mercado aberto; facilidades permanentes. As operações de mercado aberto têm como objetivo orientar as taxas de juro; controlar a liquidez do mercado; indicar a orientação da política monetária.

Perante o canário da zona Euro, o aumento da inflação em cerca de 8%,  muito acima dos 2% estipulado para a zona euro, o Banco Central Europeu vê-se pressionado a aumentar as taxas de juro. O Banco Central Europeu ao aumentar a taxa de juro de referência, terá um impacto direto no aumento dos juros dos empréstimos concedidos pelos bancos aos cidadãos e empresas. Com a falta de financiamento diminuirá o impulso para consumir e até mesmo contrair crédito ao consumo. 

Sabemos que quando existe menor poder de compra os preços tendem a diminuir. O aumento das taxas de juros irá provocar uma diminuição na procura o que controlará o aumento dos preços.

Eu defendo que o aumento da taxa de juros já deveria ter acontecido o ano passado. Neste momento vai provocar pobreza na zona euro. Iremos viver momentos muito difíceis em Portugal. Os ordenados são muito baixos, a maioria dos portugueses contrai créditos para aquisição de habitação e viatura.

O aumento das taxas de juro vai provocar menos poder de compra; o aumento da inflação já significa, atualmente, menos dinheiro ao final do mês. A conta do supermercado, a conta da luz e do gás, o aumento dos combustíveis! 

O aumento das taxas de juro vai provocar menos poder de compra, com certeza. A falta de poder de compra vai provocar uma quebra geral das vendas, vai criar dificuldades financeiras nas empresas. Muitas desses empresas irão falir o que provocará desemprego.

Estamos perante um quadro económico cinzento, talvez menos cinzento se as taxas de juro tivessem subido antes da inflação.

Beijos críticos, até breve

MO

Dê a sua opinião