TEDx Porto

mulheres empreendedoras e solidárias









A influencer e socialite do inicio deste século, Biba Pitta, disse um dia numa entrevista  "a caridade começa na porta ao lado". O meu respeito por ela começou nesse dia, bem como o meu interesse pela solidariedade.

Hoje tive o privilégio de estar presente no TEDx Porto. O evento  aconteceu num cenário feminino e foi gratificante ouvir aquelas seis mulheres a falarem dos seus projetos de empreendedorismo e solidariedade.

Algumas das talks foram verdadeiramente comoventes.

A primeira mulher, Silvia Freitas, falou-nos do seu projeto Pedalar sem idade. que tem como objetivo lutar contra o isolamento da população envelhecida. Foi muito emocionante ouvir as palavras da fundadora do projeto: "pior do que a solidão de quem não tem filhos, é a solidão de quem os tem". Silvia combate a solidão dos mais idosos levando-os a passear, de bicicleta adaptada, pelas ruas do Porto.

Seguiu-se Dulceneya Almeida co-fundadora da New Faces New Voices, uma associação que apoia mulheres Guineenses que precisam de apoios financeiros para os seus projetos empreendedores.

A última oradora da primeira parte deste TEDx Porto foi Teresa Ponte, presidente da Porto Solidário. Confesso que me arrepiei com os relatos de  pobreza escondida, com as necessidades que toda a equipa da Porto solidário se depara no dia a dia. Uma realidade com que convivemos e muitas vezes não conseguimos enxergar.

A primeira parte do TEDx foi muito interessante, a segunda muito comovente.

A segunda parte começou com uma apresentação em que não foi possível conter as lágrimas. Mariana Abranches Pinto partilhou com os ouvintes a experiência que tem vivido, juntamente com a sua filha Nini. "tudo muda num segundo", dizia a impulsionadora da Associação Compassio. A forma serena como partilhava a sua experiência com a plateia :"aceitar o que me é dado a viver"..."a morte é apenas um segundo". Mariana comoveu-me com a sua coragem, com a sua dedicação, com as suas palavras. Enterneceu-me com os relatos  da postura da sua jovem filha perante as estranhezas e vicissitudes da vida. Fiquei demasiado tocada, o que me leva a não desenvolver mais sobre esta talk.

O TEDx continuou com Carmo Teixeira Bastos, presidente da Young Parkies, Associação Portuguesa de Parkinson Precoce. Foi marcante o relato de uma mulher, jovem, que se depara com uma doença degenerativa, e como uma realidade relativamente comum nos passa despercebida. "Será que há vergonha na partilha de diagnóstico?" Dizia ela para nos explicar como, numa probabilidade de haverem quatrocentas pessoas no Porto, com menos de 50 anos, portadoras da mesma patologia, mas a Carminho não conhecer nenhuma! Foi muito interessante ouvir as suas experiências e a forma cruel como a sociedade ousa julgar quem não conhece.

A última oradora tinha um cabelo maravilhoso e um tom de pele lindo! Laila Portela partilhou conosco as dores de ser mulher e negra. A criadora da Global Women in Tourism falou-nos de como o turismo pode ser um utensílio no desenvolvimento social, cultural e económico. Já me tinha apercebido das dificuldades que Leila explanou. Este verão, nas férias, comentei com a família de como era chocante só haverem pessoas negras e estrangeiras a servirem na sala do pequeno almoço. Como poderia , estar a recepção do hotel miúdos com pouco savoir faire, só porque são "barbies" ou portugueses brancos, comentei com os meus de como era chocante a falta de oportunidades dada a  negros e estrangeiros em Portugal.

Toda a organização e voluntários da TEDx Porto estão de parabéns. Foi, sem dúvida, um evento muito interessante e cativante,. 

Beijos interessantes, até breve

MO

Dê a sua opinião