Elemento Fire Dining

ricardo dias ferreira, elemento restaurante, elemento fire dining, manuela de oliveira, www.manueladeoliveira.pt

Poucos dias antes do Natal visitei um restaurante maravilhoso no centro do Porto. Desde então tenho tentado encontrar as palavras certas para descrever a maravilhosa experiência que tive. Espero estar à altura.
Fica no início da rua do Almada. O restaurante tem a assinatura do chefe Ricardo Dias Ferreira, com um currículo invejável que vos falarei mais á frente.
Fui a um sábado, hora de almoço. O Elemento é um restaurante que só cozinha a fogo. Quando entramos um leve cheiro a madeira, é maravilhoso. O que os olhos veem também. O restaurante,  minimalista, decorado com madeira clara sem brilho, tons neutros e estofos verdes. Muito agradável. Paredes em granito bruto e aquele cheiro tão envolvente a lenha, que nos transporta para os cheiros de infância. Um cheiro muito suave.
Escolhi para entrada Vieira grelhada, o Rui pediu cavala curado em citrinos com molho de salsa e escabeche. Divinal. Para prato principal escolhi peito de pato com sementes de abóbora e cogumelos. O Rui pediu porco assado em forno a lenha. Claro que não podiam faltar as sobremesas. Pedimos para mim manga assada com canela fria e chocolate, para ele  Gengibre com chocolate e limão. Comi os dois claro! Ficaria lá um dia inteiro a comer. Cada prato que nos colocavam era mais delicioso que o anterior. Rapidamente percebi que tinha elevado demasiado a fasquia. Sou grande apreciadora de bons restaurantes. Tenho partilhado convosco alguns deles. Mas o Elemento não é um restaurante. É o melhor que a gastronomia tem para nos oferecer. Não é um restaurante para levar crianças. O ambiente é muito tranquilo, para verdadeiros amantes de novas experiências gastronómicas. Uma excelente sugestão para a semana dos namorados que se aproxima. Uma excelente escolha para qualquer dia que se queira mimar.  
Depois de almoçar estive à conversa com o maravilhoso chefe Ricardo e com a lindíssima Patrícia. Tinha de saber o origem de todo aquele conhecimento gastronómico. Com toda a amabilidade, o Chefe Ricardo Ferreira contou-me que tirou o curso na antiga escola de turismo das Olaias. Em 2006 rumou ao Algarve para a sua experiência, no Tivoli de Vilamoura. Foi para o Penhalonga, abriu o Yeatmen no Porto e deu o grande salto para o Martin Berasategui em San Sebastian, três estrelas Michelin. Volta a Portugal, para Torres Vedras mas pouco tempo depois voa para a Austrália. Fica por lá sete anos onde conhece a bela  Patrícia, Portuguesa também. A Patrícia é formada em marketing. O chefe Ricardo teve na Austrália 8 restaurantes a seu cargo. Ganhou vários prémios por terras Australianas. Já como chefe de cozinha do restaurante Altitude no 36º andar da cadeia Shangri-la , ganhou o prémio de melhor restaurante da Austrália pelo TAA Awards for Excellence. Foi também considerado o melhor restaurante Fire Dining da Ásia e Oceânea pelo prestigiado guia Britânico. O Altitude, a cargo do chefe Ricardo Dias Ferreira, foi também considerado o melhor restaurante da companhia Shangri-la em 2017. Competia com estrelas Michelin de Paris, Tóquio, Hong Kong.
Embora tivesse imensas propostas para chefiar os melhores restaurantes do mundo, O chefe Ricardo tinha um sonho. Abrir um restaurante, a Patrícia compartilhava o mesmo sonho. Desde novo que o Chefe Ricardo procurava o restaurante certo. Sportinguista de gema, achou Lisboa uma cidade muito confusa. Um dia, de visita ao Porto com a Patrícia, viu o n 51 da rua Almada. Sorte para o Porto ter um tão prestigiado Chefe na cidade.
Fiquei maravilhada com a experiência gastronómica que tive no elemento. Vou voltar, para desta vez almoçar na barra. Junto ao forno a lenha, junto à simpática equipa que partilha a cozinha com o chefe Ricardo. Fomos os primeiros a chegar para almoçar, os últimos a sair depois de uma agradável conversas onde conheci o percurso deste dois jovens muito simpáticos. Parece-me que da próxima vez serei a primeira a chegar e serei expulsa pois só abandonarei o elemento quando estiver a rebolar, deliciada com todas as sugestões que a carta tiver.
É uma responsabilidade muito grande escrever sobre este jovem casal. O restaurante Elemento está quase a comemorar o primeiro aniversário, já conta com uma placa vermelha do guia Michelin na porta. Quando lhes perguntei " para quando uma estrela?" a resposta foi tão deliciosa como o almoço. " sinceramente a minha ambição é dar o melhor produto todos os dias"
Parabéns Ricardo, parabéns Patrícia. ADOREI!
Beijos perfeitos, até breve
Manuela de Oliveira









Dê a sua opinião